Conheça os Cefalópodes

Conheça os Cefalópodes

Os cefalópodes são representados pelos polvos, lulas, sépias e náutilos, formando uma classe bem definida dentro do filo Mollusca. O nome cefalópode tem origem grega e significa cabeça (kephale) ligada aos pés (podos).

Os representantes da classe Cephalopoda habitam todos os oceanos do mundo, desde regiões polares até os mares tropicais. A maioria das espécies conhecidas habitam águas rasas, onde nadam livremente na coluna d’água ou ocupam diferentes tipos de substratos no assoalho marinho.

O corpo desses animais possui simetria bilateral e é formado pelo manto, onde estão os órgãos viscerais; cabeça, que abriga um desenvolvido sistema nervoso central e braços ou tentáculos. As lulas (pelágicas) e sépias (demersais) possuem oito braços e dois tentáculos, usados para captura de alimentos. Já os polvos possuem apenas oito braços dotados de ventosas em toda sua extensão. Muitas espécies de lulas e sépias também possuem nadadeiras aderidas ao manto, o que facilita o processo de locomoção, já que esses animais são nadadores mais ativos.

Sua locomoção ocorre através de um sistema chamado propulsão a jato, que consiste no uso da musculatura do manto para bombear água através de um funil, assim formando uma forte corrente de água que faz com que esses animais consigam se deslocar em pequenas ou grandes distâncias. Outra característica marcante desse grupo é a presença de um saco de tinta que permite que o animal libere um jato de água escura através do funil, o qual confunde os predadores e o auxilia na sua fuga.

Patrocinado

Posts Relacionados :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *