« Naufrágios

DART

DART

Favorito.

DART

 Construído em um estaleiro inglês em 1883, com 105 metros de comprimento e 2.641 toneladas, o Dart era considerado um navio luxuoso e eficiente para os padrões da época. Misto de veleiro e vapor, servia tanto para transporte de passageiros como de carga, transportando café e barões entre Santos e Nova Iorque, Iniciando sua primeira viagem para o Brasil em 1883.
Em Agosto de 1884 saíram de Santos em sua viagem com destino ao Rio de Janeiro na manhã do dia 11 de Setembro de 1884 transportando passageiros e 15.282 sacas de café. Durante a noite do mesmo dia, a embarcação se choca, devido ao forte nevoeiro, na Ilha de São Sebastião (Ilhabela), nas rochas do local chamado Morro do Simão na região dos Borrifos.
A possibilidade e de que a embarcação tenha atingido uma laje submersa e o comandante fez a tentativa de se aproximar mais da costa indo atingir Ilhabela. Houve tempo hábil para a salvação de todos os passageiros e das malas postais utilizando-se os botes salva-vida. Quanto aos tripulantes apenas houve uma baixa, seu capitão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *